Fachada da EscolaA Escola SENAI "Frederico Jacob", localizada à Rua São Jorge, 634 - Parque São Jorge - São Paulo - SP, foi construída em 1952 para desenvolver, inicialmente, cursos na área da Construção Civil.

No período de 1972 a 1986, passou a funcionar como Escola Técnica de Plásticos, onde eram desenvolvidos os cursos de Ferramentaria de Moldes para Plásticos e o Curso Técnico de Plástico, sendo estes, mais tarde, transferidos para outra Unidade SENAI.

No período de 1987 a 1989, para atender à necessidade de mão-de-obra qualificada / especializada em manutenção industrial, teve suas dependências adaptadas para abrigar, a partir de janeiro de 1990, cursos e treinamentos em ocupações nas áreas de Manutenção Industrial, Mecânica e Eletroeletrônica, assim como atividades de modernização de máquinas e equipamentos de outras Escolas do SENAI.

O nome escolhido para a Escola é uma homenagem a Frederico Jacob, um grande incentivador da implantação do Curso Técnico na área de Plástico, que se destacou também como Presidente do Sindicato da Indústria de Materiais Plásticos do Estado de São Paulo e como membro da FIESP.

Atualmente a Unidade oferece, como ensino regular profissionalizante, os Cursos Técnico de Eletroeletrônica e Técnico de Manutenção em Máquinas Industriais e os Cursos de Aprendizagem Industrial Mecânico de Manutenção, Eletricista de Manutenção Eletroeletrônica e Assistente Administrativo (dual SENAI/Sabesp). Atua também com Cursos de Formação Inicial e Continuada, propiciando ao trabalhador oportunidade de investir em sua carreira, atualizando-se e preparando-se continuamente para atuar no segmento profissional escolhido.

Seu objetivo principal é formar profissionais com as competências técnicas requeridas pelo mercado de trabalho e com as atitudes necessárias para um melhor desempenho em suas funções, como responsabilidade, comprometimento, criatividade, liderança, iniciativa e pró-atividade.

Linha do Tempo