A Escola SENAI "Frederico Jacob" atua em dois níveis de educação profissional, o básico e o técnico, desenvolvendo o Curso de Aprendizagem Industrial e o Curso Técnico e diversas programações de Formação Inicial e Continuada.

O Curso de Aprendizagem Industrial é direcionado a jovens entre 14 e 24 anos, idade máxima para conclusão, que tenham concluído o ensino fundamental e que buscam capacitação para o primeiro emprego. Para freqüentá-lo, o interessado deve se inscrever em processo seletivo. Nessa modalidade, a Escola oferece as seguintes qualificações:  Assistente Administrativo (dual SENAI/SABESP), Eletricista de Manutenção Eletroeletrônica e Mecânico de Manutenção.

Em nível técnico, a Escola oferece os Cursos Técnico de Eletroeletrônica e Técnico de Manutenção em Máquinas Industriais, destinados à formação de jovens e adultos que tenham concluído, no mínimo, a primeira série do Ensino Médio ou estejam matriculados em curso que lhes permita concluí-la até a data de início das aulas. O requisito de acesso a esses cursos também é a aprovação em processo seletivo.

A Unidade realiza, ainda, cursos de curta duração para jovens e adultos na modalidade Formação Inicial e Continuada,  que visam a qualificação, requalificação, aperfeiçoamento ou especialização nas áreas de Eletroeletrônica, Gestão, Logística, Manutenção Mecânica, Metalmecânica, Saúde e Segurança no Trabalho e Tecnologia da Informação. Os cursos desta modalidade são oferecidos de forma Gratuita ou Paga. 

Cursos com essas características são, também, desenvolvidos para as empresas, bem como diversos serviços técnicos e tecnológicos objetivando a promoção de treinamentos e assessorias que contribuam para o desenvolvimento contínuo dos profissionais e dos processos da empresa.